A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) lançou, esta segunda-feira, um alerta devido à previsão de mau tempo para os próximos dois dias. Num comunicado, enviado à redações, o Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) ressalva «a precipitação excessiva, que poderá ser de granizo; o vento forte que pode chegar aos 100 Km/h e uma ondulação que poderá chegar aos sete metros».

Face à presente previsão, «a ANPC eleva o Estado de Alerta Especial para o Nível Amarelo para todos os distritos entre as 08H00 de 24DEZ 2013 e as 20H00 de 25 DEZ13». Devido ao alerta haverá «um incremento da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de resposta, de ações preparatórias para eventuais intervenções».

A ANPC avisa para a possível ocorrência de: piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo; possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem; possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis; danos em estruturas montadas ou suspensas; possíveis acidentes na orla costeira; inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem; possibilidade de queda de ramos ou árvores e, ainda, fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.

O estado do tempo vai agravar-se a partir desta segunda-feira e durante o Natal, prevendo-se chuva acompanhada de trovoada, vento forte a agitação marítima na véspera e no dia, de acordo com a meteorologista Cristina Simões.

«Durante o dia de hoje já se prevê alguma precipitação fraca, o vento vai soprar fraco a moderado do quadrante sul e a temperatura mínima vai descer, seguindo-se um agravamento do estado do tempo para a noite [de véspera] e dia de Natal», adiantou à agência Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Por causa do mau tempo, o IPMA já colocou os 18 distritos de Portugal continental sob avisos laranja e amarelo.