Notícia atualizada às  17:43

A chuva forte que caiu na tarde desta segunda-feira em Lisboa provocou várias inundações em vários pontos da cidade. Segundo a página dos Bombeiros Sapadores de Lisboa, a partir das 15:00 foram registados vários pedidos de auxílio devido a inundações. 

Pelo menos em doze situações os bombeiros foram chamados a intervir em diversos pontos da cidade. Ajuda, Benfica, Olivais e Parque das Nações foram algumas das localidades afetadas. 

 A Calçada de Carriche, em Lisboa, está, desde as 16:00, cortada ao trânsito nos dois sentidos devido à acumulação de água provocada pela chuva intensa, disse à agência Lusa fonte policial. No local, encontram-se elementos da PSP, que estão a desviar o trânsito até que estejam reunidas as condições para reabrir a via.


Também o túnel da Avenida João XXI, em Lisboa, foi cortado ao trânsito cerca das 16:15 nos dois sentidos devido à acumulação de água provocada pela chuva intensa. De acordo com fonte policial, na Baixa de Lisboa, entre a Rua da Prata e a Praça do Comércio, apenas circulam viaturas pesadas.

Os túneis do Campo Grande, em Lisboa, foram cortados ao trânsito devido à acumulação de água. De acordo com fonte policial citada pela Lusa, às 17:05, os túneis mantinham-se encerrados à circulação.

Mau tempo também em Setúbal

As corporações de bombeiros da Península de Setúbal receberam também esta tarde dezenas de pedidos de ajuda devido a inundações provocadas pela chuva intensa na região, informou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS). De acordo com a mesma fonte, os concelhos de Almada, Barreiro, Montijo, Palmela e Seixal foram os mais afetados.

Apesar da chuva intensa, até às 17:00 não havia conhecimento de vítimas ou de qualquer situação grave na Península de Setúbal.

Continente sob aviso laranja 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta segunda-feira sete dos 18 distritos do continente sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte. 

De acordo com informação do IPMA disponível às 11:40, os distritos de Portalegre, Beja, Lisboa, Santarém, Setúbal, Faro e Évora vão estar sob aviso laranja entre as 12:00 e as 21:00 desta segunda-feira devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoadas.

Os outros 12 distritos do país estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de terça-feira devido à previsão de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de granizo.