A chuva, por vezes persistente, vai afetar o continente até sexta-feira, mas no fim de semana regressa o sol e o frio, prevendo-se uma descida das temperaturas da ordem dos 5/7 graus Celsius, disse a meteorologista Ilda Novo.

Mau tempo: vento e chuva continuam a fustigar o país

Um dos invernos mais chuvosos dos últimos 80 anos

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou que o tempo chuvoso vai continuar durante esta semana, prevendo-se precipitação por vezes persistente.

«Depois, a partir do fim de semana vamos entrar numa situação diferente já com o tempo seco a predominar e com uma descida significativa da temperatura mínima da ordem dos 5/7 graus Celsius», disse à Lusa Ilsa Novo, salientando que esta situação é normal para a época.

«Com uma mudança na circulação da direção do vento para norte e o fim da precipitação vamos ter uma massa de ar mais frio, o que vai originar a mudança da temperatura. Ainda vamos ter também alguma neve nas cotas mais elevadas da Serra da estrela e, depois com a redução da chuva já não haverá neve, mas sim sol e frio», sublinhou.

No que diz respeito à agitação marítima, Ilda Novo adiantou que a situação vai acalmar gradualmente até ao final da semana.

«Assim, a partir de sábado vamos ter uma mudança de circulação de massa de ar mais frio, o que faz descer as temperaturas, e uma diminuição da nebulosidade, o que provoca um arrefecimento noturno», disse.