A chuva e o vento forte que se fez sentir, esta segunda-feira, um pouco por todo o continente, causou estragos na Escola Secundária Alfredo da Silva, no Barreiro, onde partes do telhado foram arrancadas.

O incidente aconteceu por volta das 15:30, altura em que se “ouviram grandes estrondos”, contou uma testemunha do incidente à TVI. Imagens enviadas por alunos mostram partes do telhado caído sobre o pátio.

A mesma fonte alega que aquele telhado tinha sido colocado há alguns “meses”.

Entre 20 e 30 telhas de grandes dimensões terão sido arrancadas, tendo a escola sido evacuada e encerrada por motivos de segurança.

No site da secundária Alfredo da Silva há indicação que o estabelecimento de ensino permanecerá fechado até que a Proteção Civil garanta que existem condições de segurança para os alunos.

O mau tempo causou estragos noutros pontos do país, durante a madrugada, em Santa Marta de Penaguião, por exemplo, a chuva arrastou lama, pedras e outros objetos para as vias de circulação automóvel e a água chegou a entrar em algumas casas. Em três semanas é a segunda vez que a chuva causa estragos nesta localidade do distrito de Vila Real.

O Instituto Português do Mar a da Atmosfera (IPMA) tinha avisado, esta segunda-feira, para o mau tempo em várias regiões do continente, tendo colocado quatro distritos sob aviso laranja e dez sob aviso amarelo devido à chuva e vento forte.

Para amanhã mantém-se o aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarde, Coimbra e Castelo Branco. O IPMA prevê períodos de céu nublado, muito nublado nas regiões norte e centro até final da manhã. São esperados períodos de chuva ou aguaceiros, sendo por vezes fortes no Minho e Douro litoral até ao início da manhã, diminuindo de intensidade a partir da tarde.

Há a registar ainda uma pequena descida da temperatura.

A chuva só deve deixar o continente na quarta-feira, com o IPMA a prever céu pouco nublado em geral, com períodos de maior nebulosidade nas regiões norte e centro.

Se tiver fotos e vídeos do mau tempo pode enviá-los para euvi@tvi.pt.