O mau tempo parece estar a marcar este Dia da Mãe, que se celebra este domingo. As previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera indicam descida da temperatura máxima e chuva forte, especialmente na região norte do país.

Segundo a Marinha, as barras marítimas de Caminha e Vila Praia de Âncora estão fechadas a toda a navegação devido ao mau tempo.

Na atualização do estado das barras às 11:24, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e São Martinho do Porto estão condicionadas.

A barra da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros, enquanto a de Vila do Conde está condicionada a barcos de comprimento menor de 12 metros e calado inferior a dois metros, que devem navegar apenas duas horas antes e igual período depois da preia-mar.

A barra vilacondense está igualmente condicionada a embarcações de comprimento superior a 12 metros e de mais dois metros de calado, autorizadas apenas a navegar na preia-mar.

A barra de São Martinho do Porto está condicionada devido ao assoreamento.

Para o litoral, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê ondulação de um a dois metros.

Nos Açores, as ilhas de Santa Maria e de São Miguel estão mesmo sob aviso laranja, por causa das previsões de chuva, até às 15:00. 

O laranja é o segundo mais grave dos avisos meteorológicos e, segundo o IPMA, estas previsões de chuva para os Açores devem-se à passagem de "uma superfície frontal com ondulação e uma depressão associada".