A EDP Distribuição mobilizou cerca de mil operacionais para resolver avarias provocadas pelo mau tempo nesta terça-feira, sobretudo no Norte e Centro do país.

«Desde a madrugada de hoje que a EDP Distribuição tem cerca de mil operacionais mobilizados no terreno, que têm vindo a recuperar as avarias provocadas pelo mau tempo que se tem feito sentir, com particular incidência no Norte e Centro, onde têm sido repostas linhas derrubadas por árvores arremessadas pelo vento», disse à Lusa fonte oficial da empresa.

A mesma fonte referiu que, como as previsões meteorológicas apontam para um agravamento do estado do tempo para a zona Sul do país, a EDP concentrará os «esforços no sentido de minimizar a perturbação no regular abastecimento de eletricidade».

Sobre eventuais falhas de energia elétrica, a EDP remeteu um ponto de situação para mais tarde.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu o alerta amarelo (o segundo mais baixo de quatro) para todos os distritos do continente entre as 08:00 de hoje e as 20:00 do dia de Natal devido à previsão de mau tempo.

«Face à presente previsão, a ANPC eleva o Estado de Alerta Especial, no nível amarelo, do Sistema Integrado de Operações de Socorro para o Dispositivo Integrado de Operações de Proteção e Socorro para todos os distritos entre as 08:00 de 24 de dezembro e as 20:00 de 25 de dezembro», lê-se num aviso à população.