A Proteção Civil dos Açores alertou esta segunda-feira para um agravamento do tempo nas próximas horas nas nove ilhas do arquipélago, com previsão de chuva intensa, por vezes acompanhada de trovoadas.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o agravamento do tempo no arquipélago deve-se a uma depressão em cavamento, localizada a sudoeste dos Açores.

Para o grupo ocidental (Flores e Corvo), que já está sob aviso amarelo, as previsões apontam para precipitação entre as 15:00 (16:00 no continente) e as 03:00 de terça-feira.

Já nas ilhas do grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial), o aviso amarelo vigora entre as 18:00 e as 06:00 de terça-feira.

Para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria), o aviso de precipitação será entre as 21:00 e as 06:00 de terça-feira.

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores lembra que «o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados», pelo que, «em particular nas zonas mais vulneráveis», recomenda «a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações», como cita a Lusa.

A Proteção Civil aconselha a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.

Limpar os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas, são outras das recomendações da Proteção Civil, que aconselha também a fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas montadas ou suspensas.

São desaconselhadas atividades relacionadas com o mar, nomeadamente, pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar e especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.