O Instituto Português do Mar e da Atmosfera  (IPMA) prevê para esta quarta-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até meio da manhã, podendo persistir em alguns locais a norte do Cabo Raso.

Durante a tarde, está previsto um aumento temporário de nebulosidade no interior da região Norte e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral Norte e Centro.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado no litoral oeste e nas terras altas, em especial a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal, em especial no litoral oeste a norte do Cabo Raso e pequena descida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 13 graus Celsius (Guarda, Portalegre e Beja) e os 18 (em Faro) e as máximas entre os 23 graus (Viana do Castelo, Porto, Viseu e Leiria) e os 31 (em Évora).

Para a Madeira prevê-se céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado até final da manhã com ocorrência de períodos de chuva, em especial nas vertentes norte e vento fraco a moderado.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 20 e os 25 graus Celsius.

O IPMA prevê para o arquipélago dos Açores períodos de céu muito nublado com abertas, possibilidade de aguaceiros fracos e vento fraco a moderado.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão oscilar entre os 21 e os 26 graus, na Horta entre os 20 e os 26, em Angra do Heroísmo entre os 20 e os 25 e em Ponta Delgada entre os 19 e os 26.

Todas as regiões de Portugal continental e do arquipélago da Madeira estão em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta.

As ilhas das Flores, São Miguel, Faial e Terceira, nos Açores, estão com níveis elevados de exposição à radiação UV.

Quanto ao risco de incêndio, Castro Marim, no distrito de Faro, apresenta risco máximo. E quase uma centena de concelhos estão em risco muito elevado.