O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) retirou, este sábado à noite, os avisos laranja de todos os distritos e apenas manteve o alerta amarelo (pouco risco) para o Centro e Norte do país. Durante o dia de sábado o IPMA tinha colocado 13 distritos de Portugal continental sob aviso laranja, devido à previsão de chuva e trovoada durante a tarde.

 

O alerta laranja representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o alerta amarelo representa uma situação de risco para determinadas atividades e é menos grave. O mais grave é o alerta vermelho, de risco meteorológico extremo, sendo que o verde não representa situação de risco.

 

Na atualização deste sábado à noite, na página oficial do IPMA na internet, toda a região Sul do país está representada a verde.

 

Para este domingo, o IPMA prevê para todo o país aguaceiros (fracos a sul durante a manhã) e vento fraco. Para segunda-feira não está prevista chuva.

 

Na tarde de sábado, o mau tempo afetou especialmente regiões a sul do Tejo  e provocou mais de 50 inundações em casas e vias públicas nos distritos de Évora, Beja e Portalegre. No distrito de Setúbal as autoridades registaram também mais de 50 inundações, duas delas em hipermercados no concelho da Moita.