Uma derrocada, ao início da manhã desta quarta-feira, obstruiu a estrada do Pico da Urze, na Terceira, sem provocar vítimas, de acordo com a Proteção Civil dos Açores.

Uma fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores adiantou à Lusa que o alerta foi dado cerca das 8:30 locais (9:30 em Lisboa), revelando que no local estão máquinas dos serviços municipais de Angra do Heroísmo para desobstruírem a estrada.

Entretanto, a Proteção Civil emitiu esta quarta-feira um alerta, na sequência da previsão de chuva para as ilhas das Flores e Corvo (Grupo Ocidental) até às 18:00.

Este agravamento do estado do tempo deve-se a uma superfície frontal fria com deslocamento para leste/nordeste, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

A Proteção Civil recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo, através da adoção de comportamentos adequados, em particular nas zonas mais vulneráveis.

Face às previsões, recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento e que não seja despejado lixo ou entulho nas ribeiras.

Aos condutores pede uma «condução defensiva», com velocidade reduzida e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.