Várias estradas rurais estão cortadas ao trânsito no distrito de Santarém devido à subida das águas, essencialmente por se encontrarem em leito de ribeiras ou por saturação dos solos, disse à agência Lusa fonte da proteção civil.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém disse à agência Lusa que tem sido feita uma gestão da descarga das barragens espanholas e do Castelo do Bode que tem provocado alguns picos elevados na região, seguidos de uma redução, o que tem evitado a ocorrência de uma «onda de cheia».

A saturação dos solos e o facto de algumas vias e estruturas estarem em leito de linhas de água levou a que tivesse sido cortada a circulação em várias estradas rurais no concelho de Coruche, em Almeirim, Benavente, Golegã, Pernes (Santarém) e Cartaxo, encontrando-se ainda inundado o parque de estacionamento em Constância.

A fonte adiantou que é feita uma monitorização ao longo do dia ao comportamento das barragens, sendo que a do Castelo do Bode se encontra com a sua capacidade de armazenamento nos 92%, frisando que a evolução da situação vai depender do que chover nos próximos dias.