A chuva intensa que caiu esta segunda-feira de manhã na Lourinhã deixou o centro da vila inundado e cerca de 400 alunos sem aulas, disseram à agência Lusa fontes da Proteção Civil e do Agrupamento de Escolas.

Daniel Neves, da Proteção Civil municipal, disse à agência Lusa que, em resultado da chuva intensa, várias ruas do centro da vila ficaram com 20 a 30 centímetros de altura de água, que também entrou na Igreja de Santo António.

Como a chuva caiu à hora da entrada dos alunos na escola básica do primeiro ciclo e jardim-de-infância da sede do concelho, os acessos ficaram inundados e cerca de 400 alunos foram mandados para casa e estão hoje sem aulas, disse Pedro Damião, diretor do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente.

No concelho, segundo a Proteção Civil, registaram-se cerca de 25 ocorrências relacionadas com deslizamentos de terras, sobretudo na freguesia de Atalaia e Lourinhã.

Devido às inundações e a deslizamentos de terras, algumas estradas continuam condicionadas ao trânsito, destacando-se várias ruas do centro da vila e a Estrada Nacional 361-1, na freguesia de Miragaia.

Vídeo mostra tempestade no Porto.

Por causa do mau tempo, o o abastecimento de água na Lixa está condicionado e nas Caldas da Rainha registaram-se inundações e a queda de um raio.

O mau tempo vai prolongar-se durante a semana.