O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alargou até às 19:00 desta terça-feira o aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros que pontualmente poderão ser fortes para as ilhas dos grupos Central e Oriental dos Açores.

O aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, pressupõe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica e vigorava até às 11:59 de hoje, devido à previsão de chuva forte para aquelas sete ilhas do arquipélago.

Segundo informações do IPMA, os aguaceiros poderão ser fortes pontualmente nos grupos Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e Oriental (São Miguel e Santa Maria) até às 19:00 de hoje.

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores lembra que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado. «Sobretudo através da adoção de comportamentos adequados», pelo que, «em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda medidas de autoproteção».

A Proteção Civil aconselha a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento, a manter limpos os sistemas de drenagem e a consolidar telhados, portas e janelas.

Além disso, recomenda que não seja despejado lixo ou entulho nas ribeiras e estas não sejam obstruídas com troncos ou ramadas.

Aos condutores aconselha uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.