A empresa Leiria & Nascimento anunciou esta quinta-feira que vai editar o primeiro catálogo de um leilão em Braille a nível mundial, referente a um conjunto de instrumentos musicais que vai levar à praça, noticia a Lusa.

O leilão dos 115 lotes de instrumentos musicais, partituras antigas e discos de música clássica em vinil está marcada para 19 de Março, às 21:30, na Leiria & Nascimento, na Rua de Santo António, na zona da Estrela, em Lisboa.

Na mostra que antecede o leilão o público interessado poderá manusear os instrumentos musicais numa exposição interactiva que inaugura a 15 de Março, às 15:00, e ficará patente até ao dia do leilão.

Maria Lacerda, responsável da leiloeira, disse à Agência Lusa que este «será o primeiro leilão de instrumentos musicais do país, acompanhado pelo primeiro catálogo em Braille a nível mundial».

A leiloeira pensou em complementar o catálogo habitual com um catálogo em Braille «para que os invisuais tenham também acesso às informações sobre os instrumentos que estarão disponíveis» no leilão, explicou a responsável.

Os lotes são compostos sobretudo por instrumentos musicais antigos, pianos, pianolas, cítaras, harpas, violinos, e também baterias e algumas guitarras eléctricas.

O piano mais caro terá uma base de licitação entre os oito e 12 mil euros, enquanto nos instrumentos mais acessíveis está uma cítara de mesa entre os 50 e 80 euros.

Na criação do catálogo, a Leiria & Nascimento teve a colaboração do professor Ricardo Branco e do músico Pedro Caldeira Cabral.