Os utentes da Carris e do Metro de Lisboa vão ser sensibilizados, a partir de sexta-feira, a terem comportamentos de segurança nos transportes públicos, no âmbito de uma campanha de prevenção contra assaltos.

A iniciativa, anunciada hoje em comunicado pelas transportadoras, conta com a colaboração da PSP, e prevê a distribuição de folhetos e de informação nas redes e nos ambientes informáticos dos operadores, contendo um conjunto de conselhos e de procedimentos que deverão ser adotados pelos passageiros.

Cuidados a ter:

  • Guardar a carteira junto ao corpo

  • Andar com chaves nos bolsos interiores do vestuário

  • Redobrar a atenção à entrada e saída dos veículos ou carruagens

  • Manter os seus pertences junto a si, nunca os colocando sobre os bancos

  • Transportarem a mala ou saco na parte da frente do corpo, seguro com uma mão


Na próxima terça-feira, entre as 09.00 e as 10.30, realiza-se uma ação de sensibilização junto às paragens da Carris e nas estações do Metro do Jardim Zoológico, Marquês de Pombal, Campo Grande, Baixa-Chiado, Cais do Sodré, Oriente e Praça da Figueira, com a participação de alunos do ensino básico que, fardados de polícias, vão proceder à distribuição de folhetos.

As operadoras de transportes da capital pretendem passar a mensagem de que «prevenção é a melhor proteção», consciencializando os clientes dos transportes públicos de que, para viajarem em segurança, «devem adotar comportamentos que não coloquem em risco os seus bens e a sua integridade física».