Um dos transportes mais típicos da Madeira vai invadir as ruas da capital do país, esta quarta-feira. Dez carreiros e cinco carros de cesto da Madeira vão fazer a descida da Rua do Carmo, no Chiado, para promover uma das atividades mais famosas da ilha.

A atividade é exclusiva da região de Monte, na Ilha da Madeira e remonta ao século XIX. Os carros vão agora atravessar o oceano para mostrar aos lisboetas uma das maiores atrações da ilha, ainda que só por um dia.

"Vai ser como uma coisa do outro mundo, os carros de cesto da Madeira a fazer descidas no continente", disse à agência Lusa o presidente da Associação dos Carreiros do Monte, Norberto Gouveia.

"Tenho a certeza de que muita gente vai ficar espantada. Acho que vai chamar muito a atenção das pessoas. E alguém vai explicar que é uma tradição da Madeira, onde os carros de cesto funcionam durante todo o ano".


Esta é uma iniciativa do Governo Regional para promover a Madeira como destino turístico.

Os carros de cesto, também conhecidos como carros de Monte, foram considerados pela CNN um dos sete meios de transportes mais “fixes” do mundo.