O cardeal-patriarca de Lisboa vai tomar este domingo posse do título cardinalício, na igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, anunciou o Vaticano.

A celebração decorre no dia da festa de Santo António, pelas 17:00 (18:00 em Lisboa), na igreja onde presidiu à primeira missa depois de ter sido criado cardeal pelo Papa Francisco, no consistório de fevereiro passado.

A 14 de fevereiro, quando recebeu o anel e a bula na basílica de São Pedro, Manuel Clemente foi também investido com o título de Santo António 'in Campo Marzio', vinculado à igreja de Santo António dos Portugueses.

A igreja de Santo António dos Portugueses é tradicionalmente confiada ao patriarca de Lisboa quando se torna cardeal.

Manuel Clemente é o segundo detentor deste título instituído em 21 de fevereiro de 2001 pelo Papa João Paulo II, e que pertenceu anteriormente ao anterior cardeal-patriarca José Policarpo, recorda a Lusa.

A igreja de Santo António, situada na ‘rua dos portugueses’, tem origem no século XV, quando se fundou um estabelecimento de apoio a peregrinos, que viria a ser o ‘Hospital de Santo Antão da Nação Portuguesa’.