As autoridades espanholas resgataram esta quinta-feira, pelas 13:30 locais (12:30 portuguesas) o corpo do português que tinha sido dado como desaparecido no sábado, quando praticava ‘canyoning’ na zona de Orense, Galiza, em Espanha, disse fonte da Guardia Civil.

Em declarações à agência Lusa, a fonte adiantou que as operações de resgate da vítima tiveram início às 08:00 locais, tendo sido possível retirar o corpo do português pelas 13:30, devido “a uma melhoria das condições meteorológicas”.

“O corpo vai ser transportado para o Hospital de Ourense para autópsia”, disse, acrescentando que decorrerão depois “trâmites entre as autoridades para que se proceda à sua trasladação” para Portugal.

A água que caía sobre a fenda onde o corpo se encontrava encaixado foi o principal problema com que se debateram os elementos do efetivo especializado em montanha da Guardia Civil, que estiveram desde segunda-feira envolvidos neste resgate.

A operação de resgate decorreu em Corga de Frecha, em pleno Parque Natural da Peneda Xures, uma zona de "muito difícil acesso", disse fonte daquela força policial espanhola.

O acidente ocorreu no sábado, às 21:00, quando o português de 38 anos e mais três pessoas praticavam ‘canyoning'.

Na ocasião, fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, disse que o homem "caiu numa fenda de difícil acesso", em Corga de Frecha, no município de Lobios, quando praticava ‘canyoning' com mais três pessoas, dois homens de 29 e 51 anos e uma mulher de 30, entretanto resgatados” e que se encontravam bem.

O resgate envolveu ainda membros da Proteção Civil espanhola, bem como um helicóptero do serviço da guarda costeira da Galiza, para transportar o corpo até ao hospital de Orense.

Canyoning, é um desporto que consiste na exploração progressiva de um rio, transpondo os obstáculos verticais e anfíbios, através de diversas técnicas e equipamentos.

Este desporto "nasceu" no final da década de 1970 na Europa, mais precisamente em França e em Espanha, e em Portugal está a crescer rapidamente, uma vez que o país tem diversos rios que proporcionam esta prática desportiva.