Mais de 20 mil candidatos concorreram às cerca de 700 vagas para os cursos de agentes da PSP e guardas da GNR, segundo dados avançados à agência Lusa.

Ao concurso para admissão de agentes da PSP, que terminou na terça-feira, concorreram cerca de 10 mil candidatos, menos dois mil que em 2012, quando se realizou o último recrutamento, indica aquela força de segurança.

Já ao curso de formação de guardas da GNR, que terminou em agosto, concorreram 11.452, mais 665 do que em 2012, de acordo com a corporação.

Fonte do Ministério da Administração Interna (MAI) disse à agência Lusa que já foram aprovadas 400 vagas para GNR, enquanto para a PSP foi proposta a entrada de 300 novos elementos, que aguarda autorização.

Os concursos na PSP e na GNR são válidos para estas vagas, mas caso o número de candidatos aprovados for superior ao número de vagas fixado para a frequência dos cursos de formação será mantida uma reserva de recrutamento, durante 18 meses, com os candidatos aprovados excedentários.

Os candidatos vão ser agora submetidos a várias provas de seleção, nomeadamente físicas, conhecimento, avaliação psicológica e exames médicos.