A Câmara de Vila Real de Santo António anunciou hoje que vai apoiar 500 alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo durante o presente ano letivo, 300 inseridos no escalão A e 200 no B.

«Os alunos do 1.º escalão terão direito à totalidade do valor dos manuais escolares e a 20 euros para material escolar, enquanto os alunos do 2.º escalão têm direito a 50% do valor dos livros e a 10 euros em material escolar», precisou a autarquia algarvia, em comunicado.

O presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, citado no comunicado, considera que «estas medidas mostram que, mesmo em tempo contenção económica, a autarquia continua a dar prioridade às áreas da educação e da ação social, apoiando de forma clara as famílias que mais precisam».

A Câmara anunciou também que «o transporte escolar será gratuito para os estudantes do ensino básico em condições de usufruir do mesmo», enquanto no ensino secundário os alunos do 1.º escalão terão transporte a custo zero, os do 2.º escalão comparticipado em 75 por cento e os restantes em 50%.

«Quanto às refeições escolares, a autarquia irá pagar a totalidade do seu valor aos alunos do 1.º ciclo e do ensino pré-escolar do 1.º escalão e subsidiar em 50% os alunos destes níveis de ensino inseridos no 2.º escalão», acrescentou.

A autarquia referiu ainda que vai assegurar, durante todo o ano letivo, o «prolongamento de horário (até às 18h00)» para os alunos do pré-escolar e as atividades de enriquecimento curricular, como inglês, educação física, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), música e ciências naturais, para os alunos do primeiro ciclo.