As temperaturas máximas vão descer entre cinco e dez graus Celsius em todo o território do continente entre hoje e quarta-feira, disse à Lusa Paula Leitão, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Paula Leitão, as temperaturas máximas vão começar a descer hoje em alguns locais, para abaixo dos 30 graus, prevendo-se para quarta-feira nova descida e chuva fraca nas regiões do norte e centro do continente.
 

“Para hoje, nas regiões do interior vamos ter céu limpo, mas na região do litoral e Alentejo já vamos ter muita nebulosidade baixa. Nestas zonas, a temperatura vai descer bastante. Vamos ter uma descida de cinco graus em Évora, por exemplo, mas ainda vamos manter o aviso amarelo porque ainda vai estar muito calor”, adiantou a meteorologista.


Paula Leitão explicou que os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja estão sob aviso amarelo desde as 02:00 e até às 18:00 de hoje devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.
 

“Na quarta-feira vamos ter céu muito nublado durante a manhã, chuva fraca no litoral norte e centro e a partir da tarde estamos a prever uma dissipação das nuvens. A temperatura volta a descer, principalmente nas regiões do interior”, salientou.


Segundo a meteorologista do IPMA, as temperaturas mínimas não deverão sofrer alterações, mantendo-se entre 15 e 20 graus.

“No que diz respeito às máximas por exemplo, na segunda-feira tivemos 37 graus em Bragança, hoje vão estar 25 e quarta-feira 28. Portalegre esteve segunda-feira com 40 graus, hoje está com 36 e quarta-feira 28. A descida será mais acentuada em algumas regiões do país que noutras”, concluiu.

Hoje, em Lisboa as temperaturas vão variar entre 17 e 29 graus Celsius, no Porto entre 16 e 21, em Vila Real entre 18 e 34, em Bragança entre 18 e 35, na Guarda entre 21 e 32, em Viseu entre 18 e 32, em Castelo Branco entre 20 e 36, em Portalegre entre 23 e 36, em Évora entre 17 e 36, em Beja entre 18 e 37, em Faro entre 21 e 27 e em Santarém entre 16 e 32.