[atualizado às 12:06]

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê a partir desta quinta-feira uma subida da temperatura, com as máximas a ultrapassarem os 20 graus Celsius.

Para hoje, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se em geral muito nublado até ao meio da manhã nas regiões do litoral entre o cabo Mondego e o cabo Raso, vento fraco, soprando temporariamente moderado de noroeste no litoral oeste e de leste nas terras altas e no Algarve.

Está também previsto um acentuado arrefecimento noturno, com formação de geada no interior das regiões norte e centro, descida da temperatura mínima e subida da máxima e neblina ou nevoeiro matinal.

Em Lisboa, Beja, Leiria, Coimbra, Castelo Branco e Braga prevê-se uma máxima de 21 graus, no Porto e Angra do Heroísmo 17, Viana do Castelo, Portalegre, Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores, Vila Real e Bragança 18, Évora e Faro 22, Guarda 15 e Funchal 20.

O distrito de Faro vai estar sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, entre as 12:00 de sexta-feira e as 11:00 de domingo, devido a ondas de sueste com dois metros de altura, aumentando para dois a três metros no sábado.



Nos Açores, as ilhas das Flores e do Corvo, grupo ocidental dos Açores, estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva.

As duas ilhas vão estar sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, entre as 08:00 e as 18:00 (hora local) de hoje.

O IPMA prevê para o grupo ocidental céu geralmente muito nublado, períodos de chuva e aguaceiros e vento sudoeste fresco com rajadas até 60 quilómetros/hora, soprando temporariamente moderado de nordeste.

No grupo central (São Jorge, Pico, Faial, Graciosa e Faial), preveem-se períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto, chuva em geral fraca e vento sudoeste moderado a fresco com rajadas até 50 quilómetros hora.

Para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria), a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento sudoeste moderado.

Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, com abertas nas vertentes sul, aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte e vento moderado de nordeste, soprando moderado a forte, com rajadas da ordem de 80 quilómetros/hora, nas terras altas.