O tempo quente vai continuar nos próximos dias com temperaturas máximas acima dos 30 graus e o vento forte que se tem feito sentir vai diminuir de intensidade ajudando no combate aos fogos, adiantou a meteorologista Paula Leitão.

Nos próximo dias vamos continuar com tempo quente com temperaturas acima dos 30 graus Celsius, podendo chegar aos 37 no Alentejo. No entanto, o vento que tem soprado forte vai diminuir de intensidade”, disse a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo a meteorologista, o vento diminuiu hoje em relação a quinta-feira, mas ainda vai soprar com alguma intensidade na faixa costeira.

A partir da tarde de hoje o vento vai começar a rodar para o quadrante oeste e vai diminuir ajudando ao combate aos incêndios florestais”, disse.

De acordo com Paula Leitão, tem havido queixas de muito fumo na região do litoral a norte da Figueira da Foz, mas durante a tarde com a brisa do mar deverá reduzir.

A partir de sábado está previsto céu geralmente limpo, vento em geral fraco e já começa a haver possibilidade de nevoeiros na faixa costeira. Para domingo, as previsões apontam para alguma instabilidade com possibilidade de aguaceiros nas montanhas do litoral norte, na região do Gerês”, explicou.

Paula Leitão salientou que até domingo as temperaturas mínimas vão manter-se altas, acima dos 20 graus na maioria do território.

“Na terça e na quarta-feira há uma tendência para uma descida das temperaturas e chuva no litoral norte e centro”, conclui.