A temperatura mais alta registada, este sábado, em Portugal, ocorreu em Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, que chegou aos 41,2 graus, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As temperaturas mais elevadas registaram-se também em Viana do Alentejo, distrito de Évora, com uma máxima de 40 graus, e em Alvalade, concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), que alcançou os 40,5 graus.

Na cidade de Setúbal, a temperatura máxima chegou perto dos 38 graus e, em Lisboa, e Santarém atingiu os 36 graus. A meteorologista Maria João Frada considera que terá sido o dia mais quente do ano nestes locais.

Para domingo, o IPMA prevê a continuação do tempo quente, mas com uma ligeira descida da temperatura máxima (dois ou três graus) nas regiões do interior.

«Nas zonas do interior do Alentejo, Vale do Tejo e Setúbal vão continuar com valores de temperatura máxima superiores a 35 graus», acrescenta Maria João Fraga, citada pela agência Lusa.

A partir de segunda-feira, a temperatura deve descer em todo o território, o que se deve sentir de modo mais generalizado na quarta-feira, com máximas inferiores a 30 graus.