logotipo tvi24

Onda de calor em máximos de sete décadas

Termómetros chegaram a temperaturas recorde em Outubro

Por: tvi24    |   2011-10-14 09:38

Os termómetros estão a atingir marcas recorde em várias zonas do país. Nos dez primeiros dias do mês, as temperaturas chegaram a máximos de 70 anos, de acordo com o jornal «Público», que cita dados do Instituto de Meteorologia.

Na sua edição desta sexta-feira, o diário salienta que as temperaturas em Portugal continental foram 4,4.ºC acima média.

Desde 1941, ano em que começaram a ser efectuados registos nas estações de Évora, Bragança, Montalegre, Mirandela e Braga, que não se registavam temperaturas tão altas nestas estações. O «Público» salienta que estes recordes também foram registados em outras estações, como as de Castelo Branco, Lisboa, Monção, Cabril, Mogadouro e Carrazeda de Ansiães.

Tecnicamente, uma onda de calor caracteriza-se por um período de mais de seis dias seguidos com os termómetros cinco graus acima da média. É precisamente essa a situação em 20 locais do país.

Esta sexta-feira, o Instituto de Meteorologia indicou que maior parte de Portugal continental se encontrava a 30 de Setembro em situação de seca meteorológica, sendo as regiões do litoral Norte e centro Norte as mais afectadas.

Partilhar
EM BAIXO: Praia
Praia

Medicamento racionado no Santa Maria por falha no stock
Trata-se de um medicamento para o tratamento da esclerose múltipla. Hospital assegura que situação já foi normalizada
Milhares de polícias nas ruas de Tóquio
Cidade está sob forte aparato policial devido à visita de Barack Obama
Universidades privadas perderam um quarto dos alunos
Saída de estudantes levou ao despedimento de mais de 1700 professores
EM MANCHETE
«Fatura da Sorte» ajuda Fisco
Há mais 176 mil empresas a declarar atividade às Finanças. Dados mostram que os contribuintes estão a pedir cada vez mais faturas com NIF
Universidades privadas perderam um quarto dos alunos
Magistrados não vão marcar julgamentos depois de Agosto