O incêndio no distrito de Bragança levou esta quarta-feira à evacuação de duas casas em Estevais, Mogadouro, onde as chamas estavam a menos de 100 metros da localidade, e à retirada de seis pessoas da povoação de Quinta das Peladinhas.

Quase 700 operacionais combatem incêndio em Bragança

O incêndio que deflagrou na terça-feira tem duas frentes ativas entre Souto da Velha, concelho de Torre de Moncorvo, e Parada, concelho de Alfândega da Fé, estando 671 operacionais no terreno, segundo a Proteção Civil.

Na aldeia de Estevais, o fogo estava a dezenas de metros das habitações, estando várias pessoas a regar as redondezas das suas casas.

A retirada de seis idosos da Quinta das Peladinhas, Torre de Moncorvo, foi feita por motivos de precaução, disse à Lusa o comandante do posto da GNR daquele concelho.

De acordo com o adjunto de Operações do Comando Nacional de Operações de Socorro Carlos Guerra, a palavra de ordem neste momento é «trabalhar» para controlar o fogo o mais rápido possível, com a ressalva de que as condições meteorológicas podem afetar a consolidação do incêndio.

Segundo a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil, às 18:00 estavam no terreno 671 operacionais e 181 veículos, bem como três helicópteros e quatro aviões.

Carlos Guerra salientou que não há estradas fechadas, estando o fogo a lavrar sobre mato e algumas árvores.