O projeto «Passaporte de um bombeiro», que arrancou há um mês no blogue «Diário de um Bombeiro», está a revelar-se «um sucesso» e conta já com 18 mil visualizações, disse à agência Lusa um dos responsáveis.

De acordo com Marco Francisco, as estatísticas demonstram o sucesso da iniciativa, que conta apenas com um mês de atividade. «Temos, a esta data, 17 868 visualizações das nossas entrevistas. E apenas foram publicadas quatro no primeiro mês», realçou.

Foi a 15 de Agosto deste ano que o blogue iniciou o seu novo projeto, no formato de uma entrevista publicada semanalmente, dando voz a todos os bombeiros que tiveram de emigrar. A ideia é relatarem «onde estão, porque é que emigraram, se ainda são bombeiros no ativo e se exercem noutro país».

Está disponível uma imagem, em formato cartão do cidadão, com a fotografia, nome, idade, o local para onde emigrou e há quantos anos, de que corporação fez parte e respetivo cargo, e o número de anos de serviço.

Marco Francisco explicou que a iniciativa foi motivada pelo grande número de bombeiros que saíram de Portugal, justificando a partida «devido ao estado do país».

«Houve corporações de onde saíram dez, 15, 20 bombeiros para o estrangeiro», assinalou, acrescentando que na sua família partiram quatro.

«Passaporte de um bombeiro» inclui ainda a opinião dos bombeiros emigrados sobre o dispositivo de combate a incêndios deste verão ou mesmo da tragédia de há cerca de um ano, na Serra do Caramulo, onde morreram vários soldados da paz.

No primeiro mês de atividade do projeto, «a média é de 3.291 visualizações por entrevista», com o pico de acessos a acontecer quando é publicado um novo trabalho.

Marco Francisco informou que é a partir de Portugal que se contabilizam diariamente o maior número de acessos à página do projeto, seguindo-se a França e os Estados Unidos da América. As visitas ao blogue ocorrem ainda a partir da Suíça, Reino Unido, Alemanha, Angola, China, Brasil e Luxemburgo.

Marco revelou ainda que o jornal da Liga dos Bombeiros Portugueses «Bombeiros de Portugal» associou-se ao projeto, apoiando e divulgando as entrevistas publicadas.

As entrevistas podem ser vistas não só no blogue, www.diariobombeiro.blogspot.com, mas também na página do Facebook: www.facebook.com/diariodeumbombeiro.

O blogue foi criado em novembro de 2010 por Marco Francisco e o irmão, António Francisco.