Um casal português decidiu deixar a estabilidade dos empregos para viajar pelo mundo, durante meses, com os três filhos menores. A aventura será documentada num blog e nas redes sociais.

André Carvalho e Carolina Quina podiam ser só mais um casal português convencional com três filhos. E, na verdade, não o deixam de ser. Mas este ano, tomaram a decisão das suas vidas: despediram-se dos empregos para embarcar numa viagem pelo mundo com os três filhos menores.

A família Blue Olive: pai André, mãe Carolina e os filhos Leonor (8), Pedro (5) e André Maria (17 meses)

Durante oito meses, esta família de cinco pessoas vai documentar a passagem por várias cidades asiáticas e da Oceânia.

É a altura ideal. Acabei de sair do emprego que tinha e se esperasse mais, outros projetos profissionais iam impedir-nos de realizar este sonho antigo. Também a idade dos meus filhos é melhor para fazer a viagem. Este ano é só a Leonor que está na escola, e para o ano já seria também o Pedro”, explicou André Carvalho à TVI24.

A aventura irá começar na Tailândia. Para viajar, a família irá recorrer ao avião nos percursos mais longos, mas não descarta outros meios de transporte durante o percurso, como comboio e autocaravana. Por se fazerem acompanhar pelos filhos, o casal português vai alternar o alojamento entre hotéis e casa alugadas, de forma a garantir o conforto e segurança de todos, em particular dos menores.

Também a escola da filha mais velha, Leonor de oito anos, não será posta de parte. André e Catarina serão os orientadores dos estudos da pequena Leonor, que está no 3.º ano. Através do “homeschoolling”, Carolina vai garantir os estudos da filha, que ao mesmo tempo será acompanhada por um Centro de Estudos português e por professores, através de videochamada.

Vamos tentar ter uma rotina normal para não ser só turismo e para que ela [a Leonor] tenha horas de estudo diárias”, explicou o pai.

A viagem começa já no dia 19 de outubro e o casal vai descrever, passo-a-passo, as experiências e aventuras no blog “Blue Olive”, sempre em versão bilingue, português e inglês. Mas o nome do blog não foi escolhido ao acaso. André Carvalho explicou que “Blue” (que em português significa azul) serve de analogia ao mar que banha Portugal e “Olive” (que significa azeitona em português) refere-se à cultura mediterrânica e às oliveiras que pintam o nosso país.

Por outro lado, "Blue Olive" também é o nome do novo projeto profissional do casal: uma agência de viagens. 

A agência Blue Olive é uma recente agência de viagens à medida criada pelo casal. Durante a viagem, o foco é viajar em família e descobrir novos destinos para a Blue Olive. Durante este período, não poderemos aceitar muitos pedidos de viagens; no entanto, haverá sempre viagens em curso que serão naturalmente tratadas", explicam André e Carolina no blog criado para a viagem com a família.