A PSP vai realizar, entre 01 e 04 de abril, em todo o país, uma operação para sensibilizar e informar os peões e os condutores de bicicletas sobre as novas alterações ao Código da Estrada, indicou esta sexta-feira aquela força de segurança.

Segundo a PSP, a operação «Pedalar em Segurança» vai ser direcionada para os peões e velocípedes, tendo em conta o novo Código da Estrada, que entrou em vigor 01 de janeiro e veio introduzir novas alterações na circulação rodoviária.

«Estas alterações têm provocado dúvidas aos cidadãos e têm gerado discussão, pelo que a PSP considera fundamental a adequada sensibilização, pedagogia e proximidade nesta matéria junto dos peões e velocípedes, uma vez que são os elementos mais vulneráveis no asfalto», adianta a PSP, numa nota.

Não sendo obrigatória a habilitação legal para conduzir um velocípede, a PSP considera que é necessário informar e sensibilizar para as novas alterações com o objetivo de diminuir o número de acidentes.

Dados avançados à Lusa indicam que a PSP já registou, no primeiro trimestre deste ano, 144 acidentes envolvendo peões e bicicletas, mais 39 do que no mesmo período do ano passado, quando se verificaram 105.

Os ciclistas ganham novos direitos com as regras que entram em vigor com as alterações ao Código da Estrada, passando a ser equiparados aos veículos motorizados.