As barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila Conde e Póvoa de Varzim estão este domingo fechadas à navegação e outras quatro estão condicionadas devido à forte agitação marítima, informa a Marinha.

De acordo com a informação disponível na página da Marinha, atualizada às 02:22, a navegação está condicionada na barra do Douro a embarcações com comprimento inferior a 35 metros e na barra de Aveiro a navios de comprimento inferior a 15 metros.

Em São Martinho do Porto, a navegação está condicionada apenas na preia-mar e na barra de Faro está fechada a embarcações de comprimento inferior a 10 metros.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje ondas com dois a três metros na costa ocidental e com 1 a 2 metros na costa sul.

Segundo os meteorologistas, a tempestade causada pelo furacão Joaquin já passou, mas os seus efeitos vão continuar a sentir-se hoje, com chuva e trovoadas, que só devem diminuir de intensidade na terça-feira.

Em declarações à Lusa, a meteorologista Madalena Rodrigues explicou que a situação de hoje é “tranquila”, decorrente de uma “depressão normal”.

“O dia de hoje vai continuar a ser influenciado pela depressão que nos últimos dias estava localizada a noroeste do território do continente. Essa depressão vai (…) originar céu geralmente muito nublado com períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões do norte e centro, com possibilidade de ocorrência de trovoadas durante a tarde”, precisou Madalena Rodrigues.


Segunda-feira será “um dia muito parecido ao de hoje”, "com períodos de chuva ou aguaceiros que por vezes podem ser fortes”, mantendo-se a possibilidade de trovoadas.

Apenas na terça-feira se prevê “uma diminuição da precipitação de norte para sul, devido ao deslocamento da depressão”, conclui a meteorologista.

As temperaturas vão variar hoje entre 18 e 21 graus centígrados em Lisboa, 17 e 20 no Porto e 17 e 21 em Faro.

Em Braga as temperaturas vão oscilar entre 16 e 21 graus, 15 e 20 em Viana do Castelo, 13 e 18 em Vila Real, 11 e 18 em Bragança, 13 e 16 em Viseu, 11 e 14 em Guarda, 17 e 21 em Coimbra, 17 e 22 em Leiria, 14 e 19 em Castelo Branco, 17 e 21 em Santarém, 14 e 18 em Portalegre, 14 e 22 em Évora, 16 e 23 em Beja e 15 e 22 em Setúbal.

No Arquipélago dos Açores, as temperaturas vão estar em os 16 e 22 graus em Ponta Delgada, 16 e 21 em Angra do Heroísmo e 17 a 22 em Santa Cruz das Flores.

No Arquipélago da Madeira, as temperaturas no Funchal vão oscilar entre 20 e 25 graus.