A embarcação de pesca costeira que encalhou na manhã desta quarta-feira na praia de Matosinhos começou a ser rebocada «em direção ao mar» pelas 18:42, disse à Lusa fonte da Polícia Marítima de Leixões.

«Já está a flutuar e está a ser rebocada em direção ao mar», referiu a mesma fonte segundo a qual o barco «Trajano» está a ser rebocado por um reboque da APDL até ao mar, após o que será levado para o porto de Leixões.

Segundo Lourenço Afonso, oficial-adjunto da Capitania do porto de Leixões, o acidente ocorreu cerca das 07:30, quando o barco «Trajano» ficou «a cerca de 15 metros da praia do Titan», em Matosinhos.

Na ocasião, um dos quatro tripulantes saltou à água, mas apenas por ter receio que a embarcação de virasse, o que não aconteceu, tendo sido assistido pelo salva-vidas do porto de Leixões.

Lourenço Afonso acrescentou que, às 12:30, a embarcação encontrava-se assente na areia.

Foi necessário aguardar pela subida da maré para proceder ao reboque da embarcação, estando no local duas lanças (da Polícia Marítima e do Instituto de Socorros Náufragos) e elementos da polícia marítima a monitorizar a operação em terra, noticia a Lusa.