A Escola de Bailado de Vila Real, que este ano comemora 20 anos, tem aulas gratuitas para os rapazes, um incentivo que visa atrair cada vez mais meninos para esta modalidade.

Dos cerca de 250 alunos da escola de bailado, apenas 10 são rapazes.

Por isso mesmo, este estabelecimento de ensino, aberto há 20 anos, lançou um programa de incentivo para a formação de dança clássica dirigida aos meninos.

«O acesso é gratuito para eles, principalmente para combater o preconceito que nós sentimos que ainda existe e aquela ideia de que a dança em geral é só para as raparigas», afirmou a diretora da escola e professora, Filipa Correia.

E, segundo acrescentou, o incentivo funciona. «Temos alunos que vêm e que ficam. É uma segunda razão pela qual eles ficam cá e que os leva principalmente a virem experimentar as aulas», salientou.

Para as raparigas, a mensalidade custa a partir de 15 euros.

Vila Real é uma cidade do interior e de média dimensão, onde ainda se vai sentindo algum preconceito relativamente à dança, que, em alguns casos, é vista como uma atividade só para raparigas.

«Nós precisamos deles. Eu acho que é uma arte e um desporto que lhes faz extremamente bem, que os completa na sua formação e, portanto, eles só têm a beneficiar com isso», referiu Filipa Correia, como conta a Lusa.