As ilhas dos grupos central e oriental dos Açores estão sob aviso amarelo devido à chuva e aguaceiros por vezes fortes até às 11:59 de hoje, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, pressupõe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Para hoje, o IPMA prevê nas ilhas daqueles dois grupos do arquipélago dos Açores períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros que pontualmente poderão ser fortes e vento de leste, moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 50 quilómetros por hora.

No continente, o céu estará pouco nublado ou limpo, o vento soprará fraco a moderado de nordeste, mas será mais forte (30 a 50 km/h) nas terras altas, em especial durante a manhã e no fim do dia, com rajadas até 70 quilómetros por hora.

As temperaturas manter-se-ão frias, com Lisboa a apresentar uma mínima de cinco graus e uma máxima de 14, o Porto com uma mínima de cinco e uma máxima de 15 e Faro com uma mínima de oito e uma máxima de dezasseis.

O IPMA prevê ainda para hoje acentuado arrefecimento noturno com formação de geada, em especial nas regiões do interior.