O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, inaugurou esta quarta-feira a Feira de Março, realçando que o acordo conseguido com os empresários das diversões garante que seja «um espaço tranquilo, de festa e de convívio».

Ao inaugurar o certame, na tenda das associações e coletividades do concelho, Ribau Esteves aludiu aos incidentes que ocorreram antes da montagem, para enaltecer a postura da Associação Portuguesa das Empresas de Diversão (APED), no processo negocial que se seguiu.

«A Feira de Março este ano ficou famosa por motivos não exatamente nobres, mas é nossa convicção que, o que conseguimos acomodar na gestão dos interesses e dos conflitos que surgiram, nos garante em absoluto uma feira melhor», disse.

Segundo o autarca, «estão reunidas todas as condições» para uma boa Feira de Março, agradecendo «aos dirigentes da APED e ao seu presidente Luís Paulo, o trabalho feito, para que todos os interesses se juntassem e as forças se congregassem».

«Este é um espaço tranquilo de festa e de convívio, nesta feira que este ano regista a sua edição 581 e que é uma das bandeiras da cidade e da região, mas também do País, numa altura em que ainda se fala muito de crise e as oportunidades de diversão não são muitas», garantiu.

A preparação da feira foi marcada por protestos dos feirantes contra o aumento das taxas e a alteração da planta, com alguns momentos de tensão, em que se verificaram distúrbios e ameaças à integridade física do administrador do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.

Após uma maratona negocial, conduzida pelo próprio presidente da Câmara, foi obtido um acordo com redução das tarifas em 10%.

Ribau Esteves assegurou que é a última edição organizada pela empresa municipal AveiroExpo, cuja extinção está a ser ultimada, dando lugar a uma nova entidade que vai gerir o Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.

Destacou ainda as mais de 300 empresas que participam no certame e falou das alterações introduzidas, designadamente da entrada aos domingos passar a ser grátis e da animação compreender 11 concertos, com artistas de renome.