A presidente eleita de uma junta de Penafiel propôs o seu pai para secretário da autarquia, mas a oposição, que está em maioria, chumbou aquela pretensão, disseram esta sexta-feira à Lusa dois eleitos.

Segundo José Poto e Sara Vieira, secretário e tesoureira no executivo cessante, mas que concorreram à frente de duas listas independentes à Junta de S. Mamede de Recezinhos, as eleições foram ganhas pelo PS, cuja cabeça de lista foi a filha do antigo presidente.

Os eleitos ouvidos hoje pela Lusa explicaram que o PS não tem maioria absoluta na assembleia de freguesia, contando com quatro eleitos, contra cinco dos dois movimentos independentes.

José Poto e Sara Vieira revelaram que Alexandra Sousa, a presidente eleita, propôs na reunião de instalação dos órgãos que o seu pai Joaquim Bonifácio (presidente de junta nos últimos quatro mandatos), que integrava a lista socialista, fosse escolhido para secretário no executivo.

Submetida a votação, aquela proposta foi chumbada pela oposição com assento na assembleia de freguesia.

Face ao resultado da votação, a presidente da junta suspendeu os trabalhos e marcou para domingo nova reunião destinada à instalação dos órgãos da freguesia.