Setembro volta a ser um mês de liderança para a TVI, alcançando um share de 21,5% em universo, segundo os dados da GFK.

No horário nobre a TVI registou 26% do universo televisivo, conseguindo, assim, o primeiro lugar. Para isso contribuíram os noticiários, primeiros colocados nas respetivas faixas horárias, e Marcelo Rebelo de Sousa, ao domingo, que continua como o comentador político mais visto da televisão portuguesa.

O “Jornal da Uma” registou 662 mil espectadores e um share de 26,3% e o “Jornal das 8” chegou a 1 milhão e 39 mil espectadores com um share de 24,2%. Marcelo Rebelo de Sousa alcança uma audiência média de 1 milhão 292 mil espectadores, com 29,4% de share.

Destaque-se também os bons resultados da rubrica “Isso é tudo muito bonito, mas” com 27,6% share e uma audiência média de 1 milhão e 300 mil indivíduos.


A TVI24 continua a crescer


Em setembro, a TVI24 alcançou 1,6% de share e uma média de 30 mil espectadores diários, com uma audiência total de 1 milhão e 504 indivíduos. Comparando com o mesmo mês de 2014, a TVI24 volta a crescer, registando um aumento de 17%. O canal passou de uma audiência média de 26 mil para 30 mil indivíduos, em 2015.

Ao nível da informação, destaca-se a emissão do programa “A Caminho das Legislativas” de 9 de setembro como a mais vista do mês, com uma média de 158 mil espectadores. Mas também o programa “ Tenho uma pergunta para si”, com a intervenção direta dos espectadores, registou bons resultados e obteve uma média de 81 mil espectadores.

Recém-chegada, a “21ª Hora”, que estreou no final de agosto, já alcançou em setembro uma audiência média de 66 mil espectadores, o que se traduz num aumento de 51%, relativamente à média do ano, no mesmo horário.

No mundo desportivo, os programas regulares, como “Mais Futebol”, “Campeonato Nacional” e “Prolongamento”, registam números médios de espectadores, entre os 77 mil e os 94 mil espectadores.

Mas a TVI24 acompanhou vários eventos desportivos neste mês. A transmissão da “Vuelta 2015”, por exemplo, alcançou uma audiência média de 77,1 mil espectadores, mais 7% do que em 2014, superando claramente a concorrência, nos respetivos horários de transmissão. 

Mas a TVI24 não se fica pelo ecrã e setembro viu nascer a nova versão do site tvi24.pt. Uma nova "roupagem" que parece ter agradado aos leitores, já que resultou num crescimento de 10% de visitas e de 26% de páginas vistas, com um aumento de 47% no consumo de vídeos, relativamente ao mês anterior.
 

Entretenimento e ficção da TVI


Na área do entretenimento, o programa de domingo à noite, “Pequenos Gigantes” terminou setembro, e obteve, na totalidade das suas emissões, uma audiência média de 1 milhão e 411 mil espectadores e 33% de share.

De segunda a sexta-feira, o “Você na TV” e “A Tarde é Sua” lideram com shares de 28,3% (média de 403 mil espectadores) e de 16,7% (média de 327 mil espectadores), respetivamente. Ao domingo “Somos Portugal” é o programa mais visto, com uma audiência média de 593 mil indivíduos e 20,6% de share.

A estreia da novela “Santa Bárbara”, merece o maior destaque na ficção. Nos três episódios já emitidos obteve 30,7% share e uma audiência média de 1 milhão e 178 mil indivíduos, liderando face à concorrência no mesmo horário.

Já a novela “A Única Mulher”, registou este mês, uma audiência média de 1 milhão 347 mil espectadores diários e um share de 28,6%. “Jardins Proibidos” que entrou na reta final, continua a liderar no seu horário, com um share de 28,4% (audiência média de 1 milhão 64 mil espectadores). Quanto ao último episódio da novela “Mulheres”, exibido a 26 de setembro, este conseguiu uma audiência média de 878 mil indivíduos e um share de 25,7%.