O funeral do antigo presidente da Assembleia da República António Barbosa de Melo, que morreu na quarta-feira em Coimbra, aos 83 anos, realiza-se na sexta-feira no cemitério de Lagares, em Penafiel, de onde era natural.

O corpo de Barbosa de Melo está em câmara ardente desde as 10:00 de hoje na capela mortuária de Nossa Senhora de Lurdes, em Coimbra. Às 19:30 de hoje realiza-se na Igreja de Nossa Senhora de Lurdes, também em Coimbra, uma missa de corpo presente.

Na sexta-feira, o corpo do cofundador do PSD é trasladado para a Igreja Matriz de Lagares, Penafiel, onde será realizada, às 12:00, uma missa de corpo presente, antes do funeral.

O antigo presidente da Assembleia da República António Barbosa de Melo morreu na quarta-feira, aos 83 anos, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, disse à Lusa fonte do PSD local.

Barbosa de Melo nasceu em 1932 e foi presidente da Assembleia da República entre novembro de 1991 e novembro de 1995.

Investigador e professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, António Moreira Barbosa de Melo foi um dos fundadores do PSD, no qual exerceu diversos cargos nos órgãos nacionais.

Integrou a Comissão para a elaboração da lei eleitoral para a Assembleia Constituinte em 1974, da qual foi também Deputado. Exerceu novamente o mandato de Deputado na Assembleia da República nos anos de 1976-1977 e 1991-1999.

Foi Presidente da Assembleia da República durante a VI Legislatura (1991-1995) e foi membro do Conselho de Estado.

Dois dias de luto municipal em Penafiel

A Câmara de Penafiel expressou, em comunicado, o "profundo pesar" pelo falecimento de Barbosa de Melo", antigo presidente da Assembleia da República e natural daquele concelho, decretando dois dias de luto municipal.

Pelo reconhecimento às causas que abraçou e pelo enorme respeito para com o Homem que partiu, o presidente de câmara decretou ainda dois dias de luto municipal", lê-se na comunicação da autarquia enviada à Lusa.

O presidente Antonino de Sousa apresenta "as mais sentidas condolências à família e amigos".