Muito se tem falado de bullying, mas pouco se ouve falar de mobbing, a palavra inglesa para assédio no local de trabalho.

"S.O.S. Assédio" é uma grande reportagem da jornalista Susana Bento Ramos, com imagem de Júlio Barulho e montagem de Lígia Van der Kellen, para ver esta segunda-feira à noite, no Jornal das 8, em Repórter TVI. Logo a seguir, na 21ªHora, na TVI24, segue o debate sobre esta realidade. 

Em Portugal, estima-se que quase meio milhão de trabalhadores já tenham sido vítimas desta prática de perseguição e desgaste psicológico que leva a depressões, baixas médicas e até a suicídios.Não é por acaso que a OIT - Organização Internacional do Trabalho - considera o assédio um dos 5 fatores de falta de saúde dos trabalhadores. 


Espanha e França criminalizaram o assédio há mais de 20 anos. O Brasil também o fez há mais de uma década, mas em Portugal não há o crime de assédio. No ano passado, terminou a revisão do Código Civil e podíamos ter ido mais longe nesta matéria, mas não fomos. Ou seja, é apenas considerado um problema empresarial punido com uma multa.


Por que humilhações andam a passar os trabalhadores portugueses? A quem é que as vítimas podem recorrer? E o que mudar na lei? É isso que vamos ficar a saber neste Repórter TVI.