As famílias carenciadas e sem-abrigo, que vivem com animais de companhia e são apoiadas pela Associação CASA, vão receber ajuda para cuidar das necessidades básicas dos seus «melhores amigos», através de uma parceria de duas organizações.

O apoio resulta de uma parceria entre a Associação CASA Centro de Apoio ao Sem-Abrigo e a Associação Animais de Rua (AR), que se dedica à esterilização e proteção de animais em risco.

Em comunicado, a parceria AR+CA explica que a iniciativa visa ajudar as pessoas apoiadas pela Associação CASA que vivem com animais de companhia, os quais «são, muitas vezes, os seus únicos amigos e companheiros», mas «não têm capacidade para cuidar das necessidades básicas destes membros da família».

«Para que quem perdeu tudo não perca também os seus melhores amigos» é o objetivo das duas associações que pretendem, desta forma, «garantir alimento, esterilização e cuidados básicos de saúde veterinária aos animais de companhia de todos os utentes da CASA».

A primeira ação vai realizar-se, sábado, em Vitória, no Porto, onde a junta de freguesia trabalha com estas duas associações.

Nesta iniciativa, uma equipa de voluntários da CASA e da AR, acompanhada por representantes da Junta de Freguesia de Vitória, visitará todas as famílias que serão beneficiadas pela Parceria AR+CA.

«Depois de sinalizados, todos os animais que vivem ou são protegidos na rua por estas famílias serão registados e passarão a receber apoio alimentar e médico-veterinário (incluindo a esterilização), sempre que necessário», lê-se num comunicado das associações enviado à Lusa.

Esta parceria, que começa no Porto, deverá estender-se a todo o país.