A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou esta segunda-feira a apreensão de 840 carcaças de leitão, num valor de cerca de 38 mil euros, que estavam congeladas num entreposto frigorífico, em Ílhavo.

Segundo um comunicado desta autoridade, o produto foi apreendido durante uma ação realizada por uma brigada especializada de fiscalização das indústrias de produtos de origem animal da Unidade Regional do Centro.

Esta ação dirigida a um entreposto frigorífico, localizado em Ílhavo teve como objetivo verificar as condições de armazenamento e distribuição de produtos alimentares, de forma a garantir o cumprimento dos requisitos gerais e específicos em termos de Segurança Alimentar.

Como resultado da ação foram apreendidas cerca de 840 carcaças de leitão, num total que ultrapassou os 7.500 quilos e cujo valor total ascende a cerca de 38 mil euros.

Foi ainda instaurado um processo de contraordenação por falta de rastreabilidade dos produtos bem como falta de requisitos obrigatórios.