A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou, esta quinta-feira, a apreensão de cerca de 775 mil ovos frescos e 19,8 toneladas de ovoproduto num centro de embalamento e classificação de ovos no concelho de Leiria.

Em comunicado, a ASAE adianta que a ação de fiscalização, realizada na terça-feira pela Unidade Regional do Centro, determinou também a instauração de um processo de contraordenação por falta de rastreabilidade, não marcação dentro do prazo, incorreta indicação de durabilidade e, ainda, por falta de licença para entrepostagem de ovoproduto.

Segundo a ASAE, o valor dos ovos frescos e do ovoproduto apreendidos é na ordem dos 133 mil euros.

No mesmo dia, no concelho de Amarante, uma ação de fiscalização realizada pela Unidade Regional do Norte da ASAE junto de um engarrafador/armazenista de produtos vínicos culminou na apreensão de cerca de 17 mil litros de vinho de mistura proveniente da União Europeia e de 12 900 rótulos, no valor total de cerca de 8 270 euros.

De acordo com o mesmo comunicado, nesta operação, «na sequência de prévia investigação», foi levantado um processo de contraordenação «por infrações relativas à falta de menções obrigatórias em produtos vínicos e inclusão de outras menções não permitidas e ainda por falta de rotulagem».