O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai ter em Fátima, entre esta segunda e quarta-feira, “a maior equipa de sempre” de apoio aos peregrinos, não incluindo a visita do papa emérito Bento XVI, em 2010.

A Operação Fátima 2015 integra um hospital de campanha e um posto médico avançado.

Há cinco anos, a visita de Bento XVI “foi um evento excecional”, em que o INEM envolveu 380 profissionais e 83 viaturas, o que não acontece “em anos comuns”, os quais incluem esta peregrinação internacional de maio, disse fonte daquele instituto.

Neste posto médico, entre hoje e quarta-feira, vão funcionar durante 24 horas duas viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER), além de quatro motociclos de emergência médica, informou hoje o INEM.

“A operacionalidade deste dispositivo obriga à intervenção média diária de 11 médicos, 12 enfermeiros, nove técnicos de emergência, três técnicos operadores de telecomunicações de emergência, dois psicólogos, dois radiologistas, cinco elementos do Gabinete de Logística e Operações, técnicos de informática e o coordenador”, referiu aquele organismo em comunicado citado pela Lusa.


Nestes três dias, o INEM “está apto a garantir a coordenação de todas as atividades de saúde, em ambiente pré-hospitalar, triagem, evacuações primárias e secundárias e a referenciação e transporte para as unidades de saúde mais adequadas de qualquer situação de emergência médica que possa ocorrer durante a peregrinação ao santuário de Fátima”, com a presença no terreno de 45 profissionais em média por dia.

No domingo, a Proteção Civil revelou que vai testar, na terça e na quarta-feira, na peregrinação internacional de maio ao Santuário de Fátima, meios e procedimentos para uma visita papal.

“No dispositivo que vai estar em Fátima, vamos testar algumas valências e procedimentos com vista a uma eventual visita do Papa em 2017”, afirmou à agência Lusa o comandante distrital de operações de socorro de Santarém, Mário Silvestre, adiantando que na cidade vai estar o hospital de campanha do INEM, com todas as valências, incluindo a unidade cirúrgica.