A comissão eleitoral das primárias do PS, liderada por Jorge Coelho, validou esta segunda-feira as candidaturas de António Costa e António José Seguro, as únicas que deram entrada até ao prazo final, na quinta-feira passada.

«Depois de devidamente analisadas e por cumprirem todos os requisitos previstos no regulamento eleitoral, a comissão eleitoral validou (...) as candidaturas de António Costa e António José Seguro ao processo eleitoral de designação do candidato do PS ao exercício do cargo de primeiro-ministro», revela nota enviada à comunicação social pela comissão eleitoral.

Na reunião de hoje ficou também definido que António Costa estará em primeiro lugar no boletim de voto do sufrágio, com António José Seguro a figurar em segundo.

Seguro e Costa disputam a 28 de setembro a votação para escolher o candidato do PS a primeiro-ministro.

A proposta de regulamento das eleições primárias para a escolha do candidato a primeiro-ministro prevê que os simpatizantes se registem até 21 de setembro, uma semana antes do ato eleitoral.

O ex-ministro socialista Jorge Coelho é o presidente da comissão eleitoral das primárias, sendo acompanhado no órgão pelo ex-juiz do Tribunal Constitucional Armindo Ribeiro Mendes e pela ex-deputada do PS Maria Carrilho.

Até quinta-feira, inscreveram-se para votar nas primárias mais de 35 mil pessoas, disse Jorge Coelho à agência Lusa.

Os simpatizantes estão obrigados na inscrição a assinar um compromisso individual de concordância com a declaração de princípios do PS e de não filiação em qualquer outro partido.