Logo após o programa da TVI “Tenho uma Pergunta para Si”, António Costa foi entrevistado na TVI24 por José Alberto de Carvalho e refletiu sobre as questões que lhe foram colocadas. O secretário-geral do PS começou por dizer que quem o costuma entrevistar não costuma colocar-lhe aquelas questões.
 

“Os jornalistas não costumam fazer-me estas perguntas. Estas são as perguntas que me fazem na rua”, disse o candidato socialista a primeiro-ministro.

 
Reação de António Costa à participação no programa da TVI


Esta constatação de António Costa mereceu reflexão de Fernando Alves, jornalista da TSF, esta sexta-feira de manhã, na rúbrica “Sinais”. O jornalista alerta que as palavras de António Costa “merecem uma reflexão dos jornalistas e dos editores de todas as redações”.
 
A mesma constatação de António Costa já tinha aliás, ainda na quinta-feira na TVI24, merecido a mesma reflexão de Henrique Monteiro, do semanário “Expresso”.

Jornalista do "Expresso" reflete sobre as perguntas colocadas a António Costa
 
O jornalista sublinhou ainda que as perguntas dos espetadores “foram muito agradáveis. Foram, no geral, num tom simpático”.
 
Fernando Alves, da TSF, recorda, a propósito da entrevista a Costa, a canção “Maneiras” de Arnaldo Antunes, quando o músico brasileiro canta “os sábios ficam em silêncio quando os outros falam. Crianças gostam de fazer perguntas sobre tudo. (…) Nem todas as respostas cabem num adulto.”
 

Audiências


A entrevista a António Costa foi o programa informativo mais visto esta quinta-feira nos três canais generalistas. “Tenho uma Pergunta para Si” teve  27,1% de share e foi o quarto programa mais visto do dia.
 
Na televisão por cabo, a TVI24 liderou nos canais informativos. A entrevista ao secretário-geral do PS foi o tema em debate no programa "A Caminho das Legislativas", com 3,4% de share foi o mais visto  dos canais de informação. De seguida, com 2,6% de share,  o programa "Politica Mesmo"  foi o segundo mais visto do dia nos canais informativos do cabo.