Um camião de recolha do lixo embateu nesta madrugada num edifício na Cruz de Pau, Seixal, o que levou à retirada dos seis habitantes por questões de segurança, disse à agência Lusa o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal.

O alerta foi dado pouco depois das 00:00.

O camião embateu com a parte superior no túnel de acesso ao mercado da Cruz de Pau atingindo uma viga do edifício.

Segundo a Proteção Civil, os moradores foram encaminhados, por volta das 03:00, para a Quinta da Valenciana, Seixal, para pernoitarem.

O presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, explico que uma viatura de recolha de resíduos sólidos urbanos do município embateu numa viga de suporte do prédio quando passava num túnel de acesso ao mercado municipal da Cruz de Pau, obrigando à retirada dos moradores até que sejam restabelecidas as condições de segurança.

A viatura que faz habitualmente a recolha de resíduos sólidos naquele local avariou e foi substituída por outra que tem uma grua acoplada. O motorista não se terá apercebido de que a viatura não conseguia entrar naquele local", justificou Joaquim Santos, assegurando que a autarquia vai, naturalmente, assumir a responsabilidade pelos prejuízos.

O presidente da Câmara do Seixal salientou ainda a resposta "rápida e eficaz" da autarquia e de outras entidades envolvidas no incidente, acrescentando que os "moradores no prédio afetado já foram realojados, dois deles pela autarquia e os outros em casa de familiares".

Segundo Joaquim Santos, já se iniciaram os trabalhos de reforço estrutural da viga afetada pelo embate do camião, mas serão os técnicos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa a definir as obras necessárias para garantir as condições de segurança e habitabilidade do imóvel.

"Esperamos que a situação seja resolvida rapidamente e que dentro de uma semana seja possível autorizar o regresso dos moradores às suas casas", indicou o presidente da Câmara Municipal do Seixal.