O livro «A dieta anticancro», de Magda Roma, contém informação detalhada sobre determinados alimentos e 40 receitas para refeições para ter uma alimentação saudável.

A nutricionista e autora do livro esteve, esta terça-feira, no Diário da Manhã na TVI. Magda acredita que apesar de as pessoas saberem que a alimentação influencia a saúde das pessoas, não lhe dão a devida atenção.

Magda Roma afirma que é preciso eliminar os produtos de origem animal (carne, fiambre, chouriços) porque têm propriedades que foram comprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que são cancerígenas. Os lácteos, que provocam uma acidez interna no organismo, o sal e o açúcar também devem ser evitados.

«O nosso sistema imunitário é a nossa grande arma de defesa seja qual for o quadro clínico que tenhamos», explicou Magda, que aconselha que os alimentos antioxidantes devem ser consumidos em doses elevadas.

O cacau é um dos alimentos recomendados por ser altamente antioxidante e os alimentos compostos por açúcares e conservantes devem ser postos de parte, como são caros a nutricionista diz que se as pessoas o fizerem até poupam dinheiro.

Apesar de se saber que tabaco é um fator de risco para o cancro, sendo responsável por 31% dos casos, a verdade é que a alimentação tem a mesma percentagem.

A nutricionista disse que se acredita que 30% a 40% dos cancros pode ser evitados alterando o tipo de vida, não só quanto à questão da alimentação e do tabaco, mas também do sedentarismo.