Um golfinho adulto com aproximadamente dois metros e uma baleia-anã bebé deram hoje à costa nas praias do Barril, em Tavira, e da Manta Rota, em Vila Real de Santo António, disse à Lusa fonte da Autoridade Marítima.

Ambos os animais arrojaram nas praias já cadáveres e deverão ser retirados do areal ainda hoje, para que na manhã de quarta-feira os banhistas possam aceder normalmente àquelas zonas balneares, disse à Lusa o comandante dos portos de Tavira e Vila Real de Santo António, Pedro Palma.

O golfinho que deu à costa na praia do Barril estava já em elevado estado de decomposição, adiantou aquele responsável, observando que a forte ondulação e corrente marítima de sueste que se regista há vários dias na costa algarvia pode ter contribuído para arrastar os animais para terra.

Já a baleia-anã bebé que arrojou na praia da Manta Rota, com cerca de 1,5 metros, poder-se-á ter perdido dos progenitores e ter ficado desorientada, acabando por morrer, presumiu Pedro Palma.

A cria de baleia-anã vai ser retirada da praia com a ajuda da autarquia e encaminhada para um aterro sanitário.

A ondulação na costa algarvia atingiu hoje uma altura máxima de 1,7 metros e uma temperatura de 24,7 graus, de acordo com o Instituto Hidrográfico.