O Algar de Benagil é considerado a gruta mais bonita do mundo pela Another, uma revista britânica de cultura, moda e lazer. A publicação descreve a zona costeira de Benagil, em Lagoa, no Algarve, como a “casa de grutas, pequenas baías e praias escondidas”, que oferecem uma paisagem de rara beleza natural.

Algumas das grutas são completamente escuras e estão submersas, enquanto outras são muito pequenas, sendo impossível entrar. Mas a mais famosa é gigante, arejada e iluminada por uma palete de cores diversas que vêm do céu, do oceano, do sol e das rochas”, pode ler-se na publicação.

A famosa gruta, conhecida por Algar de Benagil, é uma cavidade natural formada pela erosão, com cerca de 20 milhões de anos, e localiza-se a oeste da pequena vila algarvia que lhe dá o nome.

As rochas de grandes dimensões permitem a existência de pequenas praias interiores e a entrada de água por dois lugares diferentes. Há ainda uma zona circular aberta, no cimo da formação rochosa, que permite ver o céu e que é a atração mais fotografada pelos visitantes.

O acesso é feito somente por água.