A costa norte da Madeira e o Porto Santo vão estar na sexta-feira sob ‘Aviso Laranja’ devido à agitação marítima, assim como a região montanhosa mas devido ao vento forte, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera.

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, a costa norte da Madeira e o Porto Santo vão estar sob ‘Aviso Laranja’ entre as 06:00 e as 21:00 de sexta-feira, devido à previsão de agitação marítima, com ondas de noroeste com 5 a 5,5 metros.

Já as regiões montanhosas vão estar igualmente sob ‘Aviso Laranja’, mas devido a “vento forte a muito forte”, predominando de norte e com rajadas até os 120 quilómetros/hora. O aviso irá vigorar entre as 00:00 e as 15:00 de sexta-feira.

A costa norte, a costa sul, as regiões montanhosas e o Porto Santo vão estar já sob ‘Aviso Amarelo’ a partir das 21:00 e até às 09:00 de sexta-feira, devido a previsão de tempo frio, com persistência de valores baixos de temperatura mínima.

A costa norte, as regiões montanhosas e o Porto Santo vão estar igualmente sob ‘Aviso Amarelo’ devido à chuva forte esperada, entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de quinta-feira e também a agitação marítima, com ondas de noroeste de quatro a cinco metros, aviso este que vigorará entre as 12:00 de quinta-feira e as 06:00 de sexta-feira.

O Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira emitiu um conjunto de recomendações devido às previsões adversas previstas para o arquipélago até sábado, que incluem vento, chuva, agitação marítima e queda de neve.

Associado a uma depressão frontal ativada, centrada a noroeste das Ilhas Britânicas, prevê-se a aproximação e passagem de uma superfície frontal entre o fim da tarde de hoje e a manhã de quinta-feira”, informa uma nota divulgada pelo SRPC madeirense.

Este organismo acrescenta que, devido a esta situação meteorológica, estão previstos “períodos de chuva, passando a aguaceiros”, que deverão prolongar-se até sábado, e que o “período mais crítico” deverá acontecer durante o dia de hoje e a madrugada de quinta-feira.

A entidade também aponta que, entre os dias 18 e 20, “a precipitação será de neve nas regiões montanhosas acima dos 1.300/1.400 metros, com valores acumulados na ordem dos cinco centímetros nos pontos mais altos da ilha da Madeira”.

Quanto ao vento, refere que será “moderado a forte no período entre a madrugada de quinta-feira e a tarde de domingo, com rajadas que podem atingir os 120 quilómetros durante a manhã de sexta-feira nas serras altas”.