Cinco concelhos do distrito de Faro apresentam esta segunda-feira risco muito elevado de incêndio, de acordo com informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os concelhos de Aljezur, Monchique, Vila do Bispo, Lagos e Portimão no distrito de Faro estão hoje sob risco muito elevado.

De acordo com o IPMA, há também 17 concelhos dos distritos de Faro, Évora, Beja, Setúbal, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Porto e Viana do Castelo em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para esta segunda-feira céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado do quadrante leste, sendo temporariamente de noroeste durante a tarde no litoral a norte do Cabo Carvoeiro, soprando moderado a forte no Algarve e nas terras altas da região sul até ao final da tarde, acentuado arrefecimento noturno e pequena descida da temperatura mínima.

Faro sob aviso laranja devido à agitação marítima

O distrito de Faro está ainda sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, o aviso laranja, emitido para a costa sul devido à previsão de ondas de sueste com dois a três metros junto a Sagres, vai estar em vigor entre as 00:00 e as 21:00 desta segunda-feira.

O aviso laranja vai passar depois a amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, até às 12:00 de terça-feira.

Por causa da agitação marítima, estão encerradas as barras marítimas de Lagos, Albufeira e Tavira e a de Faro está fechada a embarcações de comprimento inferior a 10 metros, de acordo com informação disponível na página da Marinha Portuguesa.

O IPMA colocou também o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e acompanhada por trovoadas.

Este aviso para a Madeira vai estar em vigor entre as 00:00 de as 12:00 de hoje.

O aviso laranja é aplicado a situações meteorológicas de risco moderado a elevado enquanto o amarelo implica risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Para a Madeira, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, a aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada até ao final da manhã, diminuindo de intensidade e frequência a partir do início da tarde e possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da ilha.

Está também previsto vento moderado a forte do quadrante sul, rodando gradualmente para nordeste a partir da manhã e tornando-se fraco a moderado e pequena descida da temperatura mínima.

Nos Açores, prevê-se céu muito nublado tornando-se encoberto, períodos de chuva a partir da tarde e vento sul fresco a muito fresco com rajadas até 60 quilómetros/hora.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Vila Real, Bragança, Beja e Faro 20 graus Celsius, Castelo Branco, Évora e Funchal 19, Viana do Castelo 23, Braga 24, Porto e Coimbra 22, Guarda e Ponta Delgada 15, Angra do Heroísmo 14 e Santa Cruz das Flores dezasseis.